12/04/2016

Como anda sua postura?

Boa postura é: o estado de equilíbrio músculo esquelético. Desta forma, boa postura está relacionada a uma boa mecânica corporal, cujo equilíbrio e alinhamento muscular são qualidades inseparáveis e requer que a amplitude de movimento articular seja adequada, porém não excessiva. Estes fatos contribuem para o bem-estar e qualidade de vida.
A má postura leva a desvios posturais associados a desconforto, dor e até mesmo incapacidade, que se associa a gravidade e persistência aos estímulos (sentar, dirigir, ficar de pé, cruzar perna, sentar sobre carteira) e tantos maus hábitos, que geram ações compensatórias, criando desbalanceamentos musculares, alterando a tensegridade (integridade tensional global), gerando desvios posturais, escolioses e outros sintomas observados dentro da avaliação postural.
Musculação e alongamentos são fundamentais para correção da maioria dos desvios posturais, mas não é tão simples quanto parece...
Não é apenas escolher exercícios e depois alongar. É importantíssimo antes diagnosticar os desvios para: alongar quem está encurtado, fortalecer quem está fraco e estimular quem está inativo.
Para a eficácia do treinamento é necessário identificar as: síndromes de dominância muscular, disfunções motoras, desbalanceamentos e rotas miofasciais alteradas. Todo desvio postural gera alteração nos padrões de movimento, e todos possuímos algum, que necessitam ser restabelecido, restaurando a postura e a tensegridade, tornando o treinamento seguro e eficiente, respeitando sempre o princípio da individualidade biológica.
Não existe exercício contra indicado, existem pessoas contra indicadas a um determinado exercício. Atividade física é um remédio sabendo usá-la a seu favor, caso contrário pode tornar-se desastrosa.

José Carlos Guimarães Filho é professor, bacharel em Educação Física, Especialista em Anatomia Humana. Site: treinadorjc.wix.com/jcfitness
 

Comente esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.


FOTOS


Guia de Anunciantes