18/02/2019

Detonação de rocha na Mogi-Dutra para duplicação de pista

Na quinta-feira, 14, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) executou os serviços de detonação do talude rochoso existente no Km 35,5 para dar continuidade nos trabalhos onde será aberta uma nova pista de rolamento, promovendo a  duplicação na Rodovia Pedro Eroles (SP 088), a Mogi-Dutra. Engenheiros do órgão supervisionaram os serviços que resultaram na fragmentação de 2,1 toneladas de material rochoso. A pista foi completamente liberada ao tráfego às 16h.
Para tanto, foram empregados 1.100 kg de explosivos, duas escavadeiras hidráulicas, duas retroescavadeiras, uma motoniveladora, um caminhão pipa, um caminhão basculante, um trator Lam e uma perfuratriz. 
Estiveram envolvidos nos trabalhos 30 funcionários, divididos entre as atividades de orientação de tráfego e na operacionalização do maquinário pesado.
A equipe de engenharia do DER vai avaliar o andamento das obras e poderá programar novos serviços de detonação, caso haja a necessidade. 
Empreendimento - A SP-088 passa por obras de duplicação da pista e modernização, com melhorias dos acostamentos, construção de viadutos, passarelas e posto de pesagem, entre o Km 32 e o Km 39,45. O investimento é de R$ 121,9 milhões por parte do Governo do Estado. O Consórcio Construcap-Copasa é responsável pela execução das obras, que têm previsão de conclusão para janeiro de 2020.
Histórico da obra: A duplicação do trecho foi anunciada pela primeira vez em abril de 2014. A licitação chegou a ser aberta com previsão de obras para junho do mesmo ano, mas em novembro de 2015 o edital foi revogado pelo DER para atualização de valores.
Em agosto de 2016, em visita a Mogi das Cruzes, o governador Geraldo Alckmin anunciou nova licitação. Já em janeiro de 2017, o edital foi reaberto depois da publicação no Diário Oficial, mas chegou a ser suspenso por determinação do Tribunal de Constas do Estado.
A publicação do consórcio vencedor, o Construcap/Copasa, foi em 1º de dezembro de 2017. O orçamento da obra é de R$ 121,9 milhões, com prazo de 24 meses.  
Comente esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.


FOTOS


Guia de Anunciantes