04/02/2019

Arujá confirma dois casos de Dengue na cidade; ações alerta e conscientização são intensificadas

A Secretaria Municipal de Saúde confirmou ontem (01) os dois primeiros casos de dengue de Arujá em 2019. Promovendo ações de bloqueio, aplicação de inseticida e remoção de objetos inservíveis em diversos bairros desde o início do ano, a Secretaria alerta para que a população assuma sua parcela de responsabilidade no combate à doença, que pode matar.
Os dois casos confirmados são de moradores do Parque Rodrigo Barreto, bairro que os agentes do Departamento de Controle de Vetores percorreram na semana passada. Uma ação de nebulização iniciada ontem e prevista para ser finalizada amanhã (03) ocorre nas áreas das ruas 01, 02, 03, 04 e 05. Os moradores já receberam as orientações. Center Ville, Mirante, Jardim Emília, Jardim Real e o condomínio Arujá 5 são outras localidades que já passaram por ações.
Em 2018, apenas um caso de dengue foi confirmado em Arujá.

Medidas
Para combater os criadouros do mosquito a Secretaria Municipal de Saúde dobrou o número de agentes de Controle de Vetores no ano passado. Mensalmente são 150 telas de caixa d’água instaladas e entregues a moradores, 10 mil vistorias a imóveis, 15 toneladas de pneus recolhidos em borracharias, terrenos e vias públicas, três toneladas de inservíveis retirados de quintais e outras áreas, entre outras ações. O município dispõe de canal direto de relacionamento para receber denúncias de focos do mosquito: a cada mês, 115 chamadas são feitas ao Disque-Dengue (0800 788 8882).

Cuidados
Além de permitir o trabalho dos agentes, profissionais preparados para lidar com os focos do mosquito, é importante que cada morador tome cuidados que são muito simples. A receita é evitar o acúmulo de água em garrafas, baldes e tonéis. Vasos de animais domésticos devem ser lavados periodicamente; caixas d’água devem ser corretamente fechadas; pratos de planta devem ser preenchidos com areia e as piscinas devem ser mantidas com produtos como o cloro, capazes de eliminar micro-organismos.

Comente esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.


FOTOS


Guia de Anunciantes