13/10/2018

PA Barreto será transferido para prédio da UPA; atendimento à população deve começar no final do mês

No período de 19 a 24 de outubro não haverá atendimento no Pronto Atendimento (PA) do Parque Rodrigo Barreto. Isso porque o serviço será transferido para o prédio construído para Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro. A Secretaria de Saúde informou oficialmente o Conselho Municipal de Saúde em reunião ocorrida na última quarta-feira (10) e Câmara de vereadores na quinta (11), por meio de ofícios.
Nos próximos dias serão fixados placas e banners na unidade para informar sobre o período de fechamento e o novo local de atendimento. Os cinco dias de fechamento são necessários para a mudança de todos os equipamentos, mobiliário e documentos para o prédio novo. No caso do raio-x houve a necessidade da contratação de uma empresa especializada na instalação do aparelho.
A mudança do serviço está ocorrendo para dar mais conforto e qualidade aos pacientes, melhores condições de trabalho aos funcionários e só é possível porque o presidente Michel Temer assinou o Decreto Federal 9.380/2018, autorizando os municípios a utilizarem para outros serviços de saúde os prédios construídos inicialmente para as UPAs.
A Secretaria de Saúde ainda está estudando de que forma o prédio atual do PA será utilizado após o fechamento.

PAs e Maternidade
Na reunião do Conselho Municipal de Saúde, a secretária Carmen Pellegrino também explicou que tanto o PA Barreto quanto o Central e a Maternidade Dalila Ferreira Barbosa serão administrados por uma nova organização social a partir do dia 19. Ela substituirá a Inovação, atual responsável pelo serviço.
"Vamos buscar fazer esta transição da melhor forma possível porque não pode haver descontinuidade nos serviços. Aliás, já está no contrato que o atendimento do PA Barreto acontecerá no prédio da UPA, o qual iremos alterar a fachada dentro destes cinco dias de mudança, para caracterizar que lá funcionará o Pronto Atendimento", afirmou a secretária.

Endereço
O endereço do novo PA Barreto será a Rua Rogério de Andrade Santos (antiga Rua 30), s/nº, próximo ao Centro de Convivência da Criança e do Adolescente do bairro.

UPA não será inaugurada
Vale ressaltar que a UPA não terá atendimento 24 horas, como prevê tais unidades de saúde deste porte. Funcionar ininterruptamente por dia, sete dias por semana como atendimentos de urgências e emergências, como pressão e febre alta, fraturas, cortes, infarto e derrame, com uma estrutura simplificada, com raio-X, eletrocardiografia, pediatria, laboratório de exames e leitos de observação, este tipo de serviço que são os oferecidos pelas UPAs ainda seguem sem prazo para iniciar nesta unidade.

Comente esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.


FOTOS


Guia de Anunciantes