24/09/2018

Após abandono de plantão por médicos do PA, Prefeitura informa aos vereadores as providências tomadas

Após uma enxurrada de críticas dos parlamentares à administração do Pronto Atendimento (PA) de Arujá, a Secretaria de Saúde se manifestou por meio do Ofício 316/2018 sobre a falta de médicos no plantão do último dia 8 de setembro, fato que ocasionou a interrupção do atendimento aos munícipes na unidade. Segundo a Pasta, o Instituto Inovação, Organização Social (OS) que administra os dois PAs e a Maternidade Municipal Dalila Ferreira Barbosa foi notificado para que prestasse esclarecimentos sobre o episódio.
Anexo ao documento, foi remetido à Comissão de Saúde da Casa cópia do posicionamento oficial da OS informando, por sua vez, que notificaria os três profissionais da Saúde que abandonaram o plantão “sem motivação de força maior ou justo impedimento” ao Conselho Regional de Medicina (CRM). Segundo a empresa, houve infração aos artigos 8º e 9º do Código de Ética Médica.
A nota segue com a informação de que o diretor técnico responsável pela equipe, Walter Gilberto Guinger foi substituído por outro profissional “com capacidade e envolvimento necessários ao bom andamento dos trabalhos do cargo” no dia 11/9. Antes de tomar qualquer providência, porém, a nota informa que foi assegurado o direito de defesa ao diretor. No entanto, ainda de acordo com a Inovação, Walter “não apresentou qualquer justificativa pelos acontecimentos, tão pouco por sua ausência ou por não atender as inúmeras chamadas telefônicas”.
Na sequência da justificativa, a diretoria da OS salienta manter um profissional no Plantão Administrativo por 24 horas por dia, todos os dias da semana, e especula: “o caso em tela aparentemente nos leva a concluir que foi antecipadamente orquestrado com a finalidade única de desmotivar e desmoralizar a diretoria atual”.
Já a Secretaria de Saúde, que tem à frente a secretária Carmen Pellegrino, disse que o fato ainda foi reportado à Comissão de Sindicância instaurada em julho por ocorrência semelhante, acrescenta o ofício.

Comente esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.


FOTOS


Guia de Anunciantes