09/10/2017

Outubro Rosa: Secretaria de Saúde promoverá palestras, testes e exames

Palestras, orientações, testes rápidos de doenças sexualmente transmissíveis, exames de Papanicolau e agendamento de Mamografia fazem parte das ações preparadas pela Secretaria de Saúde para o Outubro Rosa, movimento voltado à prevenção da saúde da mulher. A maior parte das atividades será realizada nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). 
No Centro de Saúde (CS) II, no Centro, os testes para detectar doenças como sífilis e HIV podem ser feitos ao longo de todo o mês, de segunda a sexta-feira, das 9 às 11 e das 14 às 16 horas. No dia 18, às 10 horas, será ministrada palestra.
Orientações sobre câncer de mama e de colo do útero, DSTs e planejamento familiar serão os temas centrais das palestras programadas para a UBS Parque Rodrigo Barreto nos dias 6, 16, 23 e 30, sempre às 8 horas. No dia 20, às 9 horas, o tema será a gravidez na adolescência.
Moradores do Jardim Emília podem participar de palestra às 8 horas, no dia 21. Os servidores da Saúde também promoverão orientações na Escola Recanto Primavera, no dia 20, às 11 horas.
As coletas de papanicolau e solicitações de mamografia serão feitas dias 10, 17, 19, 24, 27 e 31 (quintas e terças-feiras), das 9 às 11h30, na UBS Jardim Fazenda Rincão. A unidade terá ainda uma palestra sobre DSTs, prevenção de câncer e a importância do autocuidado nos dias 6, 11, 18, 20, 25 e 27, às 10 horas.
No Mirante, durante todo o mês será feita a exibição de vídeos sobre a saúde da mulher e a prevenção do câncer nos televisores da sala de espera. Já nos dias 19 e 25, às 9 e às 14 horas, haverá palestras abertas à comunidade.
As UBSs Nova Arujá (dias 16, 19 e 23, às 8 horas) e Jardim Real (10, 17, 24 e 28, às 9 horas) também terão palestras.
A programação do Outubro Rosa será encerrada com palestra na Câmara de vereadores, dia 26, às 14 horas.

O movimento 
Conforme o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o movimento Outubro Rosa nasceu na década de 1990 para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama, promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade

Comente esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.


FOTOS


Guia de Anunciantes