Combate ao coronavírus: túnel de desinfecção produzido em Arujá recebe laudo de eficácia da Unicamp

A Acqua Nobilis é a 1ª fabricante brasileira desse tipo de produto a receber o laudo de eficácia virucida; Importante aliado para combater o vírus da Covid-19

Cerca de 10 segundos. Este tempo é o suficiente para desinfectar cabelos, roupas, acessórios e corpos que passam pelo túnel criado pela Acqua Nobilis, empresa localizada em Arujá e que, de forma pioneira no Alto Tietê, desenvolveu este importante aliado ao combate do novo coronavírus. Vale ressaltar que a empresa é a 1ª fabricante brasileira a receber o laudo de eficácia virucida, emitido pelo Laboratório de Virologia do Instituto de Biologia da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).
Especializada em oferecer produtos e serviços para o tratamento de água, efluentes, emissões gasosas e contaminações de solo, a empresa criou um sistema de pulverização em um túnel inflável para atingir a parte superficial do corpo, como roupas, acessórios e calçados. O executor do projeto, o empresário César Augusto Marcuschi, explica que não há nada de miraculoso no processo, mas tão somente o uso adequado de um elemento já velho conhecido da ciência e da medicina e que é utilizado em vários tratamentos, inclusive de água. “É um equipamento simples. O túnel é construído com material resistente ao ozônio e é facilmente transportado”.
Segundo Marcuschi, o funcionamento conta com um concentrador de oxigênio e gerador de ozônio, com capacidade de produção de 10 gramas/hora. A desinfecção de quem passa pelo túnel é promovida graças aos 18 bicos nebulizadores fabricados em óxido de alumínio (cerâmica). Durante os 10 segundos de tempo de contato são transmitidos 6 ppm’ de ozônio na saída dos bicos, sendo realizada a incorporação do ozônio através de bomba de alta pressão (250 PSI) geradora de micro bolhas. “Não há risco algum na utilização do ozônio. Além de ser melhor que o cloro na velocidade de ação, ele tem a virtude de ser inócuo”, defende Marcuschi.

Laudo da Unicamp recomenda o uso 
Essa semana, um laudo expedido pela Unicamp concluiu que a solução desenvolvida pela Acqua Nobilis para o combate ao coronavírus é eficaz, não prejudica a saúde e nem agride o Meio Ambiente.
De acordo com o documento, os ensaios foram realizados em laboratório NB-2 (Biosafety Level 2) seguindo as recomendações da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e em quatro etapas de teste. Após estudos, a conclusão foi que: “Considerando que houve a inibição da contaminação viral, pode-se concluir que as misturas água e névoa ozonizada foram eficazes para a inativação/destruição das partículas virais e, portanto, recomendamos o uso na forma pura como potencial agente virucida para os vírus testados. Em relação à redução de infectividade viral a mesma foi de 99,99% para coronavírus. Portanto, recomendamos o uso da água e névoa ozonizada como potencial agente virucida para todos os vírus do grupo coronavírus, pelo tempo de contato de 10 segundos”.

Serviço 
O túnel de desinfecção da Acqua Nobilis pode ser adaptado e utilizado em condomínios, shoppings, instituições de ensino, empresas que possuam portarias ou qualquer outro ambiente em que as pessoas costumam ter para entrar em suas atividades, como, por exemplo, junto ao refeitório.
Mais informações sobre o produto podem ser obtidas pelos telefones: (11) 97373-8203 ou (11) 4651-5445.
A Acqua Nobilis está localizada na Rua Safira, 205, Jardim Joia, em Arujá.

COLUNISTAS

Comente esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

FOTOS

Deputados prestigiam inauguração do comitê político

1

Arujá ganha pontos de entrega voluntária para coleta

1

PM descobre estufa de maconha com mais de 20m²

3

Guia de Anunciantes