Coronavírus: Prefeito reúne equipe para determinar medidas preventivas

   Apesar de não existirem casos confirmados de coronavírus (COVID-19) em Arujá, o prefeito José Luiz Monteiro reuniu sua equipe de secretários na manhã deste sábado (14/03), no Paço Municipal, para determinar medidas preventivas a todos os setores da administração. Na próxima segunda-feira, um decreto deve ser elaborado para normatizar as ações que serão tomadas, seguindo as orientações já divulgadas pelo governo estadual.

         No encontro, do qual participou o presidente da Câmara Municipal, vereador Gabriel dos Santos, o prefeito solicitou a suspensão gradativa das atividades sociais, esportivas e culturais a partir da próxima terça-feira, dia 17. Com relação às aulas na rede municipal, a cidade aguarda definição da Câmara Técnica do Consórcio dos Municípios do Alto Tietê (CONDEMAT) para oficializar a suspensão, que deve também ocorrer de forma gradual.

         Durante o encontro, a equipe da Secretaria Municipal Saúde apresentou informações acerca da doença, formas de contágio e estrutura disponível para o atendimento de pacientes. Também foi discutida a conduta dos agentes públicos diante da necessidade de padronização dos procedimentos e dos esclarecimentos que devem ser dirigidos à população, bem como a importância de se atentar para qualquer situação que gere aglomerações.

         “Mesmo não tendo casos confirmados em nossa cidade, esta reunião ocorreu para que possamos tomar as medidas de forma conjunta e alinhar a estratégia para as próximas semanas seguindo as orientações tanto do governo estadual quanto do Ministério da Saúde. É um momento de tratar das precauções. A população não deve entrar em pânico, mas sim se prevenir”, pontuou o prefeito.

         O presidente da Câmara, por sua vez, apresentou a preocupação de todos os vereadores diante do cenário: “É preciso estarmos atentos e nos preparando para a possibilidade de casos. A Câmara Municipal fica à disposição para eventuais emergências e medidas que se fizerem necessárias”.

         A reunião teve a presença de representantes de diversas Pastas: Carmen Pellegrino, Martino e Miriam Milleti (Saúde); Maria Luzia Bortone Sales Couto (Assistência Social); Juvenal Penteado (Planejamento); Leandro Larini (Governo e Serviços); Carlos Roberto Vissechi (Segurança Pública); e Joncy Silva e Bruno do Prado (Cultura e Turismo).

Suspeitas

         A Secretaria de Saúde de Arujá monitora três notificações suspeitas de coronavírus (COVID-19) registradas no final da tarde de sexta-feira (13/03). Duas referem-se a pacientes que residem em Guarulhos e foram atendidos em unidade particular e a terceira é de morador de Arujá atendido na própria cidade. Os três passam bem e estão em isolamento domiciliar, aguardando resultados de exames pelo Instituto Adolfo Lutz, responsável pela análise.

         “Temos três casos suspeitos. Diante disso, as pessoas devem manter a calma, acompanhar as informações nos canais oficiais e evitar as fakes news, que podem gerar pânico e trazer dificuldades ao trabalho de conscientização. A situação segue sob controle e o momento é de tomar os cuidados necessários e prevenir”, pontua a secretária Carmen Pellegrino.

Cuidados

         É importante lavar constantemente as mãos, proteger a boca e o nariz ao tossir ou espirrar, evitar aglomerações e ficar atento aos sintomas de gripe como febre, tosse, dificuldade respiratória aguda, dores no corpo e na cabeça, entre outros. Redobre a atenção em caso de contato com pessoas que estiveram ou são das áreas de transmissão e de casos confirmados da doença.

         Outras informações podem ser obtidas no Departamento de Vigilância, no telefone 4652 1079, ramal 215.

COLUNISTAS

Comente esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

FOTOS

Túnel de desinfecção produzido em Arujá recebe laudo

1

Lions Clube doa 3 mil máscaras para população arujaense

1

Coronavírus é tema de interpretações de textos em Libras

0

Guia de Anunciantes