22/10/2019

Com entrada gratuita, Mostra Fotográfica Gaia, Planeta Vivo é aberta em Arujá

Exposição reúne 20 imagens do fotógrafo Paulo Behar e ficará exposta até o dia 7 de novembro, inclusive aos finais de semana

Foi aberta ontem (21) na Câmara de Arujá, a Mostra “Gaia, Planeta Vivo”, que reúne 20 imagens do fotógrafo Paulo Behar, o qual participou da solenidade. Na ocasião, 79 estudantes da escola municipal Professor Eufly Gomes, localizada no Centro Residencial, viram o artista apresentar pelos telões do Plenário as fotografias de mamíferos, répteis e aves em seus habitats naturais, narrando o contexto em que as registrou. Entusiasmados, os estudantes aplaudiam as imagens de seus bichos favoritos, como a arara e a onça pintada. Após uma rodada de perguntas ao fotógrafo, os estudantes foram conduzidos ao hall, onde puderam apreciar as fotos ampliadas.
“Gaia, na mitologia grega, é a personificação do Planeta Terra. O que buscamos demonstrar nessa Mostra é a relação harmoniosa entre a fauna e a vegetação. Então, tentamos fazer uma exposição intercalando fotos de paisagens com bichos”. 
Sobre a experiência de apresentar seu trabalho às crianças, Behar se disse emocionado pela possibilidade de estimular neles um sentimento de sustentabilidade e respeito à natureza. 
“A mensagem que esta Mostra pretende passar é de que a preservação é fundamental para a vida na Terra”, ressaltou o fotógrafo.
 Participaram da visita monitorada, além do fotógrafo, o presidente da Casa de Leis, Reynaldo Gregório Junior (PTB), o Reynaldinho, e a vereadora Cristiane Araújo Pedro (PSD), Profª Cris do Barreto, que antes da abertura oficial da Mostra explanou sobre o papel do vereador e o funcionamento do Legislativo aos estudantes.
“Este é um presente da Câmara de Arujá à população arujaense, que deve prestigiar essa Mostra preparada com tanto carinho. Quero que vocês, estudantes, convidem seus pais para visitar esta exposição, a Câmara é a casa do povo”, convidou Reynaldinho.
Presente à abertura, o historiador João Machado também ressaltou a importância de as crianças terem conhecimento do passado para poderem “construir” seu próprio futuro.
    
Visitação
A Mostra ficará aberta à visitação até 7 de novembro, inclusive aos finais de semana – dias 26/10 (sábado) e 27/10 (domingo) – exceto nos dias 28/10, 02/11 e 03/11. De segunda a sexta-feira, o horário é das 8h30 às 11h30 e das 14h às 16h; aos sábados e domingos, das 13h às 16h.
Em alguns dias dos finais de semana, Paulo Behar estará na Mostra recepcionado o público. 

Paulo Behar
Apaixonado pela fotografia, Paulo Behar, 44 anos, só mergulhou de cabeça nessa profissão há cinco anos. Formado em Engenharia Elétrica, área que desenvolveu sua carreira, fotografia sempre foi uma opção em sua vida, porém, não tinha a certeza de que se realizaria financeiramente. Em 2017, com apoio e segurança alcançada ao longe de 20 anos atuando na área de engenharia, colocou em prática o projeto de mudança e o retorno às suas origens retornaram com absoluta convicção, planejamento e uma enorme motivação para registrar as belezas que apenas a fotografia pode capturar.
Hoje Paulo busca retratar a natureza, belezas e vida selvagem de maneira pura, genuína e transparente, permitindo que a natureza se expresse com sua própria virtude e energia. 
Paulo já recebeu o reconhecimento das edições on-line da National Geographic Brasil e da BBC Brasil com várias publicações. Em 2017, ele também esteve no seleto grupo de fotógrafos que publicou o 15º post mais curtido da edição on-line da National Geographic Brasil - Your Shot. Em 2018, recebeu a Menção Honrosa do Brasília Photo Show e do Toronto International Salon. Teve também seu trabalho exposto no Museu Afro do Parque Ibirapuera, em São Paulo em dezembro de 2018.
Agora Paulo Behar prepara seu novo projeto: “Felinos do Brasil”. Ele está catalogando as nove espécies, onde a onça é a mais conhecida.
Para quem quiser conhecer outros trabalhos de Paulo, além dos expostos na Mostra Gaia, pode acessar o site  www.paulobehar.com.br e também segui-lo no Instagram @phbehar.

Comente esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.


FOTOS


Guia de Anunciantes