07/05/2019

Arujá valoriza e investe na Guarda Municipal

O prefeito José Luiz Monteiro destacou os investimentos que a Guarda Civil Municipal recebeu desde o início da gestão, em 2017. Nesta segunda-feira (06/05) a corporação iniciou o curso de aperfeiçoamento anual, ministrado em parceria com a Guarda de São José dos Campos, e inaugurou o estande virtual de tiros adquirido com verba de emenda impositiva do vereador Luiz Fernando Alves de Almeida.
As compras de viaturas, motocicletas, novos uniformes, coletes à prova de bala, equipamentos tecnológicos, armamento e principalmente a valorização dos homens e mulheres da Guarda, por meio da abertura de diálogo e do compromisso assumido com as propostas deles, foram ressaltados pelo prefeito arujaense.
“Como o administrador irá cobrar algo se não apresenta solução e faz os investimentos necessários? Arujá está com queda nos índices de criminalidade e vocês também têm responsabilidade direta nisso. O que estamos fazendo hoje é trabalhar porque a segurança é uma das principais preocupações do cidadão”, afirmou.
O curso de aperfeiçoamento é ministrado sem custos para a Prefeitura pelos inspetores GCM Elvis, Clésio e Celso, da guarda joseense. Atende ao Decreto Federal 5.123/2004 e ao Estatuto Federal das Guardas Municipais,  tem duração de 80 horas. Uso progressivo da força, técnica operacional de abordagem, chefia e liderança, planejamento operacional, sociologia do crime e da violência, e tiro defensivo, são os temas principais.
“O conhecimento envelhece e nós temos de renová-lo. É uma exigência do Ministério da Justiça”, explicou o inspetor Elvis, que também elogiou a guarda arujaense. “Nosso relacionamento começou dois anos atrás quando fomos procurados pelo comandante Silva e o subcomandante Uelton. A Guarda que conheci no primeiro dia é outra na data de hoje”, parabenizou.
Participaram do início do curso e do lançamento do estande virtual o secretário de Segurança Pública, Carlos Roberto Vissechi, os vereadores Luiz Fernando Alves de Almeida e Ana Poli, o vice-presidente do Conselho Municipal de Segurança (CONSEG), Carmelino Martins, guardas civis de Guarulhos e membros da corporação arujaense.
Vissechi enfatizou o trabalho conjunto feito por Prefeitura e Comissão de Segurança Pública e agradeceu à Guarda de Guarulhos pela doação de revólveres. “Nossos guardas passaram 22 anos sem reconhecimento. Hoje são extremamente respeitados e têm a confiança da população”, disse.


Estande
No estande, o investimento é de R$ 4,7 mil. “Agradecemos ao vereador por atender nosso pedido por recursos. Esta gestão da Guarda está promovendo mudanças estruturais que nos tornam cada dia mais próximo da população”, afirmou o comandante José Carlos Silva.
Já Luiz Fernando lembrou que a Constituição Federal prevê o equilíbrio entre os poderes constituídos e que é papel do vereador trabalhar por uma cidade melhor: “A população precisa permanentemente de mais qualidade de vida. Nossa função é estar ali propondo leis e fiscalizando o Executivo. O que estamos vendo aqui, hoje, é o trabalho sendo realizado na prática”.
Parte da emenda do vereador foi utilizada também para aquisição de retroprojetor para o Grupo Unido na Ação de Resistência às Drogas (GUARD), programa da Guarda.

Comente esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.


FOTOS


Guia de Anunciantes