03/04/2019

Inaugurada, UBS Vila Pilar inicia atendimentos nesta quarta

A Unidade Básica de Saúde (UBS) Adalmiro Dellape Baptista, na Vila Pilar, foi inaugurada pelo prefeito José Luiz Monteiro. Os atendimentos em clínica geral, pediatria, ginecologia e obstetrícia e odontologia começam às 7 horas desta quarta-feira (03/04). O investimento é de R$ 2.180.989,99, com R$ 659 mil de recurso federal.

       A UBS absorverá os serviços de atenção básica do Centro de Saúde (CS) II – onde agora funciona o Centro de Especialidades Médicas (CEM) – o que inclui a enfermagem e a entrega de medicamentos. A capacidade é para aproximadamente 3,9 mil atendimentos e, de acordo com a Secretaria de Saúde, os pacientes já foram informados da transferência.

       “Estamos trazendo a atenção básica para um equipamento novo e de amplo espaço. O nosso lema é fortalecê-la e complementar o serviço com o Centro de Especialidades, beneficiando toda a população e os moradores que vivem nos bairros mais próximos”, afirmou a secretária Carmen Pellegrino.

       A UBS é contemplada no itinerário de três linhas municipais de transporte coletivo:  Corrêas/Rodoviária (05), Barreto via Centro Residencial (07) e Pilar via Centro Residencial (08).

 

       Patrono

       Homenageado pela Lei Municipal 2.892/2017, Adalmiro Dellape Baptista, o Miro, é o patrono da unidade. Nascido em 1934, foi um representante de vendas de produtos farmacêuticos e tornou-se proprietário do laboratório Aché, um dos maiores do ramo no Brasil.

       Mudou-se para Arujá em 1976, tornando-se amigo próximo do ex-prefeito João Pedro dos Santos, o João Baiano. Na cidade, cuidou da família e realizou importantes investimentos.

       Miro, que conviveu com o prefeito José Luiz Monteiro, foi elogiado pelo chefe do Executivo. “É uma homenagem muito justa porque ele era uma pessoa de um dinamismo muito grande, tanto que começou como representante de vendas e foi dono de um dos maiores laboratórios farmacêuticos do País. O nome dele vai inspirar a todos no dia a dia”, disse o prefeito.

       Presente na inauguração, o filho do patrono da unidade, Adalmiro Baptista Junior,  agradeceu a homenagem. “Só tenho a agradecer. Meu pai sempre quis que a cidade crescesse e era uma pessoa muito especial”, afirmou. “Ele investiu e amou nosso município”, afirmou o ex-prefeito João Baiano.

       Autor da lei que dá o nome da UBS, o presidente da Câmara, Reynaldo Gregório Junior, destacou a importância da data para Arujá. “Temos quase 100% da Câmara aqui presente, por ser um dia tão especial”, afirmou.

       

Área

     

  A UBS fica em uma área ao lado da Escola Municipal Paulo Freire, na Rua Tailor do Nascimento, cujo prolongamento que criou um novo acesso ao bairro e à unidade foi feito em parte do terreno cedido pela família Mendonça, do ex-prefeito Toninho da Pamonha.“Eles compreenderam nossa necessidade e prontamente nos atenderam. Sou muito grato a toda a família. Este espaço não é da Prefeitura, mas da população”, disse o prefeito.

       

Cerimônia

   

    O deputado estadual André do Prado, os vereadores Abelzinho, Ana Poli, Castelo Alemão, Cris do Barreto, Edimar de Jesus, Professor Edval, Luiz Fernando Alves de Almeida, Marcelo Oliveira, Paraíba Car, Rafael Laranjeira e Rogério da Padaria, o vice-prefeito Márcio Oliveira, secretários municipais e adjuntos e membros do Conselho Municipal de Saúde, entre outras autoridades, compareceram ao evento.

Comente esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.


FOTOS


Guia de Anunciantes