07/03/2019

Parada Pedagógica movimenta mais de mil profissionais até sexta

 Integrar o que foi discutido ao longo do último ano aos conteúdos das palestras e formações que acontecem até a próxima sexta-feira (08/03), com a participação de mais de mil profissionais, é o objetivo da 3ª Parada Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação. Os desafios de implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) são o foco do evento.

         Conforme a Lei Federal 9.394/1996, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), a BNCC deve nortear os currículos dos sistemas e redes de ensino estaduais e as propostas pedagógicas de todas as escolas públicas e privadas de qualquer nível de ensino.

         O prazo para implementação é janeiro de 2020, como explica a secretária municipal de Educação, Priscila Sidorco.

         “Por determinação do Ministério da Educação (MEC), a data limite é esta. Na nossa rede, as discussões já estão acontecendo há meses por meio de videoconferências voltadas a coordenadores pedagógicos, encontros presenciais exclusivos para gestores da educação e pelo trabalho da comissão de implementação da BNCC”, diz.

 

         Palestra

         Com o tema “As competências curriculares expressas na BNCC e no Currículo Paulista”, a palestra ministrada pelo doutorando em Educação e professor da Educa Brasil, Victor Rodrigues, foi realizada de manhã e à tarde no Polo Cultural União.

         “O objetivo é provocar a reflexão sobre como o aluno aprende e quais as habilidades necessárias para ele acessar o aprendizado”, explicou o professor.

         Língua estrangeira, educação infantil, educação física, competências na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e as mudanças curriculares na educação especial são temas de palestras e oficinas que estão no cronograma da Parada Pedagógica.

         “São conteúdos voltados aos profissionais de cada área: os do quadro de apoio participam de atividades de alinhamento, os secretários recebem instruções sobre o novo corte de faixa etária para matrículas e os professores, coordenadores e diretores refletem sobre o que vai para dentro da sala de aula”, contextualiza a secretária.

         A Escola Municipal Dalila Franco Garcia e o Espaço Empreendedor são outros locais que recebem atividades da Parada Pedagógica até sexta-feira. Os profissionais participam dos eventos em seus horários de trabalho.

Comente esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.


FOTOS


Guia de Anunciantes